Saiba mais sobre a relação do futuro entre indústria 4.0 e data center

Com a transformação digital acontecendo no mundo, diversos setores da sociedade estão se redefinindo para aproveitar todas as vantagens oferecidas pela tecnologia. Nesse sentido, a indústria 4.0 está sendo muito discutida e associada ao data center.

Atualmente, os centros de dados são muito utilizados nas atividades de TI. Entretanto, com a chegada da novidade tecnológica, sua potencialidade pode ser explorada pelas novas fábricas inteligentes. O data center poderá visualizar todas as aplicações utilizadas na indústria, porque todas as tecnologias e sistemas de produção inteligentes serão alocados e gerenciados por meio de uma plataforma única de serviços.

Abaixo estão as principais tecnologias que farão uso dessa potencialidade:

Big Data

Essa tecnologia deve auxiliar no gerenciamento de conectividade, cloud computing, customização e outros pontos relevantes para a eficiência do sistema.

IoT (Internet das Coisas)

Aplicado à indústria, a Internet das Coisas permite inserir uma série de sensores nas máquinas de produção que avisam ao sistema central informações relevantes acerca dos processos realizados, possibilitando uma visualização completa da manufatura.

Segurança da informação

A evolução da tecnologia trouxe uma série de benefícios, mas também houve crescimento na fragilidade dos sistemas. Com isso, um dos principais desafios da nova indústria é inserir uma série de novas tecnologias sem descuidar da segurança da informação. Será preciso investir em softwares de proteção para evitar falhas e prejuízos.

A indústria 4.0 já é uma realidade e cada vez mais as empresas buscam se modernizar para atender aos anseios de seus clientes e ganhar mais competitividade no mercado. O Data Center terá um papel fundamental para o sucesso dessa nova revolução industrial.

Fonte: Revista Amanhã

Gostou desta notícia, compartilhe!

Cadastre-se na nossa newsletter