Google anuncia cabo submarino próprio que vai cruzar o Atlântico

O Google anunciou no mês passado que iniciou a construção de um novo cabo submarino transatlântico, que ligará a América do Norte à Europa. A corrente foi batizada de Dunant em homenagem ao fundador da Cruz Vermelha e primeiro ganhador do Novel da Paz, e deve entrar em operação no fim de 2020. O cabo do Google busca ampliar a capacidade do Google Cloud, a plataforma em nuvem da empresa.

Dunant tem algumas peculiaridades que o diferencia dos demais cabos submarinos. Entre elas, ela será a primeira corrente transatlântica construída por uma empresa privada que não opera no setor de comunicação. Além disso, o cabo ligará a cidade de Virginia Beach até a costa oeste da França, atendendo também a região da França.

O Google também tem outros três projetos de cabos submarinos, que devem começar a sair do papel em 2019, com o mesmo objetivo do Durant, expandir a capacidade de sua plataforma de computação em nuvem. O primeiro, chamado de Curie (homenagem à cientista Marie Curie, pioneira nas pesquisas com radioatividade), ligará o Chile a Los Angeles e será outro projeto privado. Já o Havfrue ligará os EUA à Dinamarca e à Irlanda. Enquanto o cabo Hong-Kong-Guam (HK-G) ligará partes da Ásia; ambos serão desenvolvidos por um consórcio com outras empresas.

Fonte: Olhar Digital

Gostou desta notícia, compartilhe!

Cadastre-se na nossa newsletter