Facebook inicia a produção de cabo submarino que liga Brasil e Argentina

Facebook inicia a produção de cabo submarino que liga Brasil e Argentina

Após as empresas South Atlantic Inter Link (SAIL) e a Huawei Marine Network lançarem um cabo submarino que liga o Brasil à África para melhorar a conectividade, o Facebook começou a produzir um novo cabo submarino de 2.500 quilômetros de extensão com o objetivo de aperfeiçoar a conectividade entre Brasil e Argentina. Nomeado de Malbec, o cabo é feito em parceria entre o Facebook e a operadora Globenet.

O Malbec está previsto para entrar em funcionamento em 2020 com três pontos de conexão com a superfície: no Rio de Janeiro, na cidade de Praia Grande, em São Paulo, e em Las Toninas, no litoral argentino.

A capacidade do cabo submarino ainda não foi divulgada, porém já foi anunciado que o Malbec terá seis pares de fibra óptica, o que é o dobro da capacidade de conexão internacional da Argentina. A empresa responsável pela instalação é a Alcatel Submarine Technologies.

A expectativa é que a operadora Globenet venda a capacidade do cabo para empresas prestadoras de serviços de nuvem e telecomunicações.

Fonte: Olhar Digital

Gostou desta notícia, compartilhe!

Cadastre-se na nossa newsletter