Escandinávia domina mercado eólico para alimentação de data centers

Escandinávia domina mercado eólico para alimentação de data centers

A energia renovável é um tema muito recorrente no mundo tecnológico a medida que os assuntos relacionados à energia sustentável entram em discussão. Por isso, fontes como o vento, força da maré e solar têm crescido cada vez mais como métodos para satisfazer as necessidades enérgicas dos centros de dados sem agredir o ambiente.

Em termos de energia eólica, um novo relatório do serviço de inteligência da indústria eólica “A Word about Wind” divulgou que a Escandinávia lidera o uso desse tipo de energia para alimentação de data centers.

Um dos grandes exemplos da demanda da área está no recente investimento do Facebook para comprar a energia produzida a partir de três parques eólicos, totalizando 294 MW. Uma proporção significativa desse valor usada para alimentar um dos seus data centers na Dinamarca.

De acordo com a pesquisa, a popularidade da Escandinávia entre os operadores dos centros de dados é, em grande parte, devido à velocidade constante do vento e do clima frio. Além da proximidade com o Reino Unido, Alemanha e Holanda.

Com o aumento do investimento de empresas por essa energia, os governos sueco e norueguês reduziram os impostos sobre energia e apoiam novas energias como parques eólicos em terra.

Fonte: DataCentre News

Gostou desta notícia, compartilhe!

Cadastre-se na nossa newsletter