Conheça quatro dicas para ampliar a vida da bateria do seu nobreak

Conheça quatro dicas para ampliar a vida da bateria do seu nobreak

Ter um nobreak em casa ou na sua empresa representa aumento da vida útil de eletrônicos e continuidade das atividades de máquinas e sistemas. Entretanto, para aproveitar a capacidade do equipamento, é necessário preservar a bateria.

Com uma vida útil de três a cinco anos, ampliar esse tempo pode ser um desafio, e depende de diversos fatores como cuidado, gerenciamento e revisão.

Confira abaixo algumas dicas para conservar o seu equipamento por mais tempo:

1- Local de instalação
O nobreak não deve ser colocado perto de janelas abertas ou áreas com alta umidade. O ambiente deve ser livre de poeira ou vapores que possam entrar no aparelho. As aberturas de ventilação presentes em todo o produto devem estar sempre desbloqueadas, permitindo a circulação de ar necessária e evitando o aquecimento.

2- Temperatura ambiente
A maioria dos nobreaks tem um funcionamento recomendado entre 11ºC e 38ºC. Temperaturas elevadas podem afetar a vida útil da bateria. É importante saber que para cada 10ºC acima dos 25ºC ambiente, o tempo pode ser reduzido em 50%.

3- Ciclo
Quando ocorre a queda da energia elétrica, o aparelho passa a utilizar a bateria para alimentar os equipamentos ligados. Uma vez que a energia retorne, a bateria é recarregada automaticamente. Esse processo é conhecido como ciclo de descarga e, quanto mais frequente, mais rapidamente a vida útil da bateria é esgotada. Muitos modelos são ajustáveis e permitem ao usuário regular a sensibilidade para quedas de tensão e outros fatores que consomem a capacidade.

4- Descarga
Evite deixar o nobreak desconectado da rede elétrica por um período superior a 90 dias, pois baterias perdem a carga mesmo que não sejam utilizadas. Descargas profundas podem danificar ou reduzir a vida útil.

Conheça nossos nobreaks e nossa bateria selada VRLA, clicando aqui.

Fonte: IT Forum 365

Gostou desta notícia, compartilhe!

Cadastre-se na nossa newsletter