Cinco causas principais da falha da bateria do nobreak

Nobreak Liebert GXT4 Online Dupla Conversão | Vertiv (Emerson) | 1 - 10 kVA

A falha da bateria é um dos principais fatores de quebras ou quedas dos nobreaks. Embora a vida útil de uma bateria VRLA seja de três a cinco anos, há uma série de fatores ambientais, químicos e relacionados ao usuário que podem afetar substancialmente o produto.

Confira abaixo uma lista dos principais erros a evitar:

1. Armazenamento inadequado das baterias não utilizadas – Mesmo que uma bateria não seja utilizada, a vida começa a diminuir. Isso porque as baterias de chumbo-ácido descarregam automaticamente pequenas quantidades de energia. Para prolongar a vida útil de uma bateria, recomendamos que você a carregue a cada três ou quatro meses. Se não o fizer, pode haver perda permanente de capacidade em apenas seis meses. Também pode-se prolongar a vida de armazenamento da bateria não utilizada armazenando-a a uma temperatura de 10°C ou menos.

2. Alta temperatura ambiente – A capacidade nominal de cada bateria é baseada em uma temperatura ambiente de 25°C. O aumento da temperatura, pode afetar o desempenho. Como regra geral, a cada 9°C acima da temperatura ambiente recomendada, a vida esperada da bateria é reduzida em 50%. As verificações de manutenção de rotina podem ajudar a detectar hotspots térmicos e verificar a ventilação adequada.

3. Sobreciclo – Depois que um nobreak opera com energia da bateria durante uma falha de energia, a bateria recarrega para uso futuro, um evento chamado ciclo de descarga. Quando uma bateria está instalada, está em 100% de sua capacidade nominal. No entanto, cada descarga e posterior recarga reduzem ligeiramente a capacidade da bateria.

4. Tensão inadequada do flutuador – Todo o fabricante da bateria especificará as faixas de tensão de carga para o seu próprio projeto de célula. Se uma bateria é carregada consistentemente fora desses parâmetros, isso pode causar danos significativos.

5. Aplicação de bateria incorreta – As baterias de nobreaks são feitas especificamente para esses aparelhos e não devem ser usadas em outros produtos.

A Ápice ajuda a conservar os seus equipamentos por mais tempo. Confira as nossas manutenções preventivas.

Gostou desta notícia, compartilhe!

Cadastre-se na nossa newsletter